A Depressão na Visão da Psicologia Analítica

Atualizado: Fev 13




A depressão nos dias atuais é uma das maiores causas para busca de um atendimento psicológico, não somente para adultos, mas também adolescentes e crianças.

Dentre os sintomas que o indivíduo pode apresentar como queixa encontramos: humor deprimido a maior parte do dia, insônia ou hipersônia, tristeza ou vazio, irritabilidade, perda energia, ideação suicida, perda ou ganho de peso, dificuldade de concentração, etc. 

A depressão na perspectiva da abordagem proposta por Car Gustav Jung pode ser encarada como uma oportunidade da pessoa olhar para as partes mais profundas de sua psique. A depressão é o que leva para baixo, para as profundezas. Permite entrar em contato com o que está abaixo do Ego. Esta descida é necessária para que algo novo na psique da pessoa possa surgir. Pode ser vista como um alerta: o que o inconsciente está tentando mostrar?

Suas raízes podem estar na infância e pode ser doloroso o processo psicoterapêutico. Tratar a depressão somente com medicação em consulta com o psiquiatra, não é o indicado nesta visão, pois somente a remoção dos sintomas não permite o indivíduo vivenciar alguns símbolos e assim propiciar a transformação.

As vivências simbólicas podem ser expressadas no processo psicoterapêutico dentro desta proposta através de técnicas expressivas como: verbal, análise de sonhos, caixa de areia (sandplay), desenhos, pinturas, técnicas corporais, modelagem na argila, imaginação ativa, etc.

Importante salientar que a Psicologia Analítica busca um sentido da depressão na vida da pessoa. Muitas possuem ideias suicidas e chegam a provocar autolesão, que podem ser compreendidas como uma necessidade de mudança/transformação.  A morte nestes casos deve ser vista como simbólica, pois sua psique necessita "morrer", ou seja, transformar para que algo de novo surja. Uma nova consciência, uma nova atitude perante a vida. Algo precisa morrer para o novo renascer.

Para a Psicologia Analítica a depressão pode ser encarada como uma tentativa de auto-regulação do sistema psíquico. Uma oportunidade de o indivíduo entrar em contato com aspectos inconscientes de sua personalidade que não estava sendo levado em consideração.

A depressão expressa uma necessidade de transformação.


Adriana Martins Ferreira

Psicóloga CRP -08/4536


#depressão

#psicologiaanalítica

10 visualizações
Menu do Site
Horário de atendimento

segunda-feira: 

terça-feira: 

quarta-feira:    
quinta-feira: 
sexta-feira: 
sábado: 
domingo: 

18:00–21:00

18:00–21:00

18:00–21:00
18:00–21:00
18:00–18:00
09:00–16:00
Fechado

  • Facebook ícone social
  • Instagram

ATENDIMENTO ONLINE NO MOMENTO