COMO FUNCIONA A PSICOTERAPIA POSITIVA?

Atualizado: Fev 24


Psicoterapia Positiva

UMA NOVA PSICOTERAPIA?


Saiba que a Psicoterapia Positiva tem sido considerada a psicoterapia do século XXI, pois vai além do sofrimento psíquico da pessoa, sendo que sua intervenção tem comprovação científica. A psicoterapia positiva é uma abordagem terapêutica baseada nos princípios da Psicologia Positiva, trabalha o lado bom do ser humano.


Iniciou em 1998 com Martin Seligman, psicólogo americano na época presidente da Associação Americana de Psicologia. Ele argumentou que a psicologia deveria ampliar seu foco, não estudar apenas os transtornos mentais, mas também os aspectos positivos da vida como o bem estar e felicidade.


Ela pode ser indicada para pessoas com depressão, ansiedade, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, conflitos conjugais, dentre outros.


O QUE A DIFERENCIA DE OUTRAS PSICOTERAPIAS?

A IDENTIFICAÇÃO DO MELHOR QUE HÁ NO INDIVÍDUO


Diferente da psicoterapia tradicional onde o cliente é encorajado a tratar do que está errado, do que é problemático em sua vida, na psicoterapia positiva a abordagem é oposta: o psicoterapeuta encoraja os clientes a reconhecerem o que eles têm de melhor.


O profissional busca identificar através de ferramentas específicas, as forças, virtudes e recursos positivos do cliente para que ele construa uma vida feliz e cultive o bem-estar.


A psicoterapia positiva pode ser considerada uma reorientação terapêutica, onde os clientes em sofrimento psicológico podem usar seus recursos pessoais e interpessoais para enfrentar os desafios em sua vida. Eles são incentivados a conhecerem seus pontos fortes, competências necessárias para cultivarem emoções positivas, fortalecerem relações positivas e também darem um significado e propósito em suas vidas.


“Aprender a funcionar bem em face do sofrimento psicológico é uma abordagem alternativa que é adotada pela PPT (psicoterapia positiva)” (RASHID, Tayyab: SELIGMAN, Martin, p. 7, 2019).


EMBASAMENTO TEÓRICO


A psicoterapia positiva está embasada em 2 teorias importantes: a conceituação de bem-estar PERMA e forças de caráter.


O PERMA é um modelo que organiza o bem-estar de 5 componentes que foram cientificamente mensuráveis e manejáveis: emoções positivas, engajamento, relações, significado e realizações.


Abaixo explico cada uma desses componentes.


Emoções positivas:consiste em experimentar emoções positivas (passado, presente, futuro), aprendendo competências que amplifiquem a intensidade e duração dessas emoções. Essas emoções tornam os processos de pensamento mais flexíveis, criativos e eficientes, impactando positivamente em nossa saúde física.


Engajamento: é considerada a dimensão do bem-estar relacionado a busca de engajamento, envolvimento e absorção no trabalho, relações íntimas e lazer. Essa noção de engajamento vem do termo flow de Csikszentmihalyi (1990).


Flow é " [...] o estado psicológico decorrente de intensa concentração que tipicamente resulta em perda da noção do tempo enquanto se está engajado em uma atividade, como ao se sentir "em comunhão com a música" (RASHID; SELIGMAN, 2019, p. 21).


Seligman propõe que uma maneira para aumentar o engajamento é identificar as forças de "assinatura" do cliente (há um instrumental/ferramenta utilizado pelo psicólogo para essa identificação).


Relações: relações positivas estão relacionadas a sensação de bem-estar, sendo mais importante a qualidade do que a quantidade, protegendo o indivíduo da psicopatologia e levando a longevidade.


Significado: a felicidade acontece como consequência não intencional na realização de um trabalho com um objetivo maior do que nós mesmos, usando as nossas forças de "assinatura" para pertencer e servir. Esse sentimento de significado e propósito ajuda os indivíduos a se recuperarem de adversidades rapidamente e proteger contra sentimentos de desesperança e falta de controle.


Realização: é uma busca subjetiva por avanço, progresso, crescimento pessoal e interpessoal, aproveitando as forças, habilidades, talentos e competências para atingir o objetivo que dá sentimento de satisfação e realização.


CONHEÇA AS TRÊS FASES DA PSICOTERAPIA POSITIVA



O profissional encoraja o cliente a escrever uma história, um fato de sua vida, em que despertou o seu melhor, onde ele superou um grande desafio;


Os clientes aprendem a reavaliar as suas experiências, mudando as perspectivas de negativas para positivas.


O profissional ajuda o cliente buscar um sentido e propósito em sua vida por meio de suas forças.


IMPORTANTE


A psicoterapia positiva pode ser um processo totalmente focado nesta abordagem, ou o profissional pode fazer uso de seus recursos complementando um processo de psicoterapia onde a abordagem principal é outro, como por exemplo, a terapia cognitivo comportamental ou psicologia analítica.


CONHEÇA UM DOS RECURSOS UTILIZADOS NA PSICOTERAPIA


1) Diário da Gratidão


O profissional solicita e encoraja o cliente a fazer um Diário da Gratidão. Deve descrever 3 coisas diariamente que aconteceram com ele no dia que ele é grato.


Por que gratidão?


Você sabia que os efeitos benéficos da gratidão foram pesquisados cientificamente pela Psicologia Positiva, em grandes universidades americanas? A gratidão envolve notar e apreciar aspectos positivos de nossas vidas. Segundo Emmons (2007) ela amplia a perspectiva e constrói outras emoções positivas e raciocínio positivo.


Pesquisas demonstram que pessoas deprimidas possuem gratidão consideravelmente mais baixa dos que não são deprimidos. Outras pesquisas demonstraram que a gratidão pode proteger as pessoas contra novas crises de depressão.

Interessante não?


Experimente fazer seu Diário da Gratidão, mesmo que não esteja em psicoterapia e comece a observar os resultados em poucos dias.

São vários os recursos/ferramentas utilizadas na psicoterapia positiva.



Referência:

RASHID, Tayyab: SELIGMAN, Martin. Psicoterapia Positiva: manual do terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2019.



Adriana Martins Ferreira

Psicóloga CRP -08/4536

Curitiba – PR

(41) 99660-7085

www.adripsique.com

36 visualizações
Menu do Site
Horário de atendimento

segunda-feira: 

terça-feira: 

quarta-feira:    
quinta-feira: 
sexta-feira: 
sábado: 
domingo: 

18:00–21:00

18:00–21:00

18:00–21:00
18:00–21:00
18:00–18:00
09:00–16:00
Fechado

  • Facebook ícone social
  • Instagram

ATENDIMENTO ONLINE NO MOMENTO